Ministro do Trabalho recebe representantes dos trabalhadores na Construção Civil

Alaor Barbosa Jr.

Ascom Sinticom-TAP

Uberlândia, MG (08-05-13) – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, recebeu, ontem, 7, em seu gabinete no Ministério, representantes dos trabalhadores na Construção Civil no Brasil, através da Contricom (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário). O presidente do Sinticom-TAP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), Reinaldo Rosa de Souza, Reinaldão, compareceu ao encontro na qualidade de Representante da Feticom-MG (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de Minas Gerais).

O encontro serviu para debater com o ministro questões relacionadas ao setor como a interferência dos auditores fiscais do Ministério que querem baixar normas trabalhistas extrapolando suas atribuições. Outro ponto discutido foi a também constante ingerência do Ministério Púbico do Trabalho nas atividades sindicais, em que Promotores agem como se fossem dirigentes sindicais ou mesmo como legisladores ou executores, impondo inclusive TAC (Termos de Ajuste de Conduta) absurdos, inviabilizando a atividade sindical. Outro ponto debatido foi à questão dos registros sindicais, uma vez que há uma proliferação de sindicatos em todo o território nacional, o que tem enfraquecido não só o movimento, mas, sobretudo a representatividade dos trabalhadores na luta por seus direitos.

Segundo Reinaldão, o ministro se mostrou sensível aos apelos e reclamos feitos e se comprometeu a adotar medidas quanto à posição dos auditores do Ministério e a engrossar fileiras quanto a uma solução no que tange às demais reivindicações, em busca de solução negociável e satisfatória para a continuidade do desenvolvimento sócio econômico do Brasil.