Iturama: Trabalhadores em condições subumanas

Alaor Barbosa Jr
Ascom Sinticom-TAP

Uberlândia, MG (02/06/11) – Nada menos do que dezenove trabalhadores da construção civil eram mantidos em condições subumanas em canteiro de obra da Cohab (Companhia Habitacional de Minas Gerais), pela empresa Conspavi Construtora e Pavimentação Ltda, em Iturama, no Pontal do Triângulo Mineiro.
Os trabalhadores foram aliciados em São Francisco, região Norte de Minas, a 970 km de distância, a fim de erguerem casas de alvenaria naquele município.
A denúncia feita por eles próprios foi constatada por dirigentes do Sinticom-TAP que estiveram no local. As péssimas condições de acomodação foram constatadas, assim como a falta de fornecimento de alimentação para os trabalhadores bem como a ausência de registro em CTPS e exame admissional.
O fornecimento de alimentação foi cortado desde o dia 12 de maio, sendo que as CTPS estavam retidas desde dia 2. Os trabalhadores também não tinham água potável, nem café e lanche da tarde
Os exames admissionais deveriam ser pré confeccionados sem que os trabalhadores tivessem passado por exame médico.
Outra irregularidade constatada foi o fato de que a empresa oferecesse 100 reais e recibo superior, a título de indenização e os trabalhadores deveriam retornar a São Francisco em lotação clandestina.
O Sinticom-TAP adotou as providências necessárias para solucionar a questão, entre elas o fornecimento de alimentação e transporte seguro e legal, para que os trabalhadores pudessem retornar a sua cidade. Foi apresentada também denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho e instaurado processo judicial.

 

Deixe um comentário