Alaor Barbosa Jr.
Ascom Sinticom-TAP
Uberlândia/MG (01-08-2013) – A central Força Sindical indicou, ontem, 31, ao Mistério da Educação, os seus dois representantes no Fórum Nacional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional.
Na condição de Titular, o indicado foi Luiz Carlos Anastácio, presidente do Sindicato da Alimentação de Barretos. Na condição de Suplente, a Força Sindical indicou Reinaldo Rosa de Souza (Reinaldão), presidente do Sinticom-TAP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba).
As indicações de acordo com João Carlos Gonçalves (Juruna), Secretário Geral da Força Sindical, atende à solicitação feita pelo Ministério da Educação, para que a Central compusesse o Fórum Nacional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional, cuja finalidade é de “promover a articulação Inter federativa para a implementação de programas e ações de educação profissional e tecnológica”, conforme a Portaria 471, de 03/06/2013, do Ministério da Educação, que dispõe sobre as competências, a composição e o funcionamento do Fórum.
“Compete ao Fórum Nacional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional: I – subsidiar a atuação do Conselho Deliberativo de Formação Profissional no cumprimento de suas competências, definidas no art. 2o do Decreto no 7.855 de 5 de dezembro de 2012; e II – estimular a instituição de fóruns estaduais e distrital de apoio à formação e qualificação profissional, com a finalidade de promover a articulação, em cada unidade da Federação, de órgãos públicos e instituições privadas envolvidos na implementação de programas e ações de educação profissional e tecnológica”, estabelece a Portaria.