A cidade de Ubá, em Minas Gerais, foi palco na última semana, do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos dos(as) Trabalhadores(as) no Mobiliário, evento que reuniu dirigentes sindicais de diferentes estados brasileiros para debater os principais desafios e perspectivas do setor moveleiro (fotos). A atividade foi apoiada por diversas entidades sindicais, entre as quais a FETICOM-MG, FETRACONSPAR e FETICOM-SP, assim como vários sindicatos do plano da CONTRICOM.
Logo após a abertura, o assessor Andre Squizzato de Oliveira (do deputado estadual Roberto Cupolillo) tratou da dificuldade sindical em Minas Gerais e reforçando a necessidade de políticas públicas voltadas ao trabalhador.
A 2ª mesa foi conduzida por Carlos Menezes de Calazans, superintendente regional do Ministério do Trabalho, que apresentou um diagnóstico das atuações às empresas do setor de marcenaria em Minas Gerais, destacando os desafios fiscais e legais enfrentados pelos sindicatos.
O encerramento foi realizado um painel voltado à temática da mulher trabalhadora, com destaque para a palestra de Adriana Aparecida de Mendonça. vice-presidente da Comissão Estadual de Direito Sindical da OAB-MG, que debateu os desafios enfrentados pelas mulheres no setor moveleiro.
Em seguida, Maria Dorvalina Ferreira Medeiros (CUT-BH) abordou o empoderamento feminino no meio sindical, ressaltando a importância da representatividade e do protagonismo das mulheres nos espaços de decisão.
O segundo dia teve início com palestra de Gilmar Antonio Guilhen, presidente da FETICOM-SP, que apresentou um diagnóstico socioeconômico do setor moveleiro, com dados atualizados sobre empregabilidade, produção e desafios econômicos. Reinaldim Barbosa Pereira (foto no destaque), presidente da FETRACONSPAR, também participou dos debates, resgatando a importância do evento na troca de experiências dos sindicatos do setor.
Flavio Cardoso Roesberg (OAB-MG) discutiu os desafios enfrentados pelos departamentos jurídicos dos sindicatos, destacando a importância da assessoria técnica para fortalecer a base sindical. Encerrando, Bruno Squizzato de Oliveira, do Departamento Jurídico dos Marceneiros de Ubá, palestrou sobre acidente de trabalho no setor moveleiro, com foco nas responsabilidades patronais e na atuação sindical em defesa dos trabalhadores vítimas de acidentes laborais.
Com informações da FETRACONSPAR
Fonte: Boletim Contricom 1418