Defender, educar, formar e qualificar é a nossa missão!

logo_agenda_online

Agora o SINTICOM-TAP conta com agendamento Online para as homologações. Acesse o link e faça seu agendamento agora mesmo.

Clique aqui para agendar.

Histórico

“Do rio que tudo arrasta dizem violento,
mas nada falam das margens que o comprimem!”

O SINTICOM-TAP – SINDICATO DOS TRABALHADORES
NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO DE UBERLÂNDIA TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA, com sede e Foro na cidade de Uberlândia, Estado de Minas Gerais na Rua México nº 77, foi constituído conforme estabelece a legislação em vigor, ainda em 1949. Sua Carta Sindical junto ao Departamento Nacional do Trabalho com nº 715.859. Foi reconhecida em 24 de abril de 1954, registrada no livro 22, fls. 76, com protocolo atualizado do Exmo. Sr. Ministro Dr. Walter Barelli nº 46010-000852/93 de 16 de fevereiro de 1993, com registros de nº 75011, no livro A, nº 7, sob o nº 4429 (2634), de 11 de agosto de 1998, que referendou e retificou o registro de nº 2634, de 28 de abril de 1992 e re- ratificante do registro nº 99.525, do livro A, nº 9, de 16 de janeiro de 1991, tudo arquivado no Serviço Registral de Títulos e Documentos e de Registros Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Uberlândia.

É uma entidade civil sindical de finalidade social, sem fins lucrativos.

O SINTICOM-TAP tem como propósitos e atribuições estatutárias, a defesa e orientação dos trabalhadores da categoria profissional dos empregados em empresas de construção civil, em empresas de construção em geral e em empresas do mobiliário de Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, atendendo as seguintes finalidades e objetivos:

– Conscientizar, orientar e educar os trabalhadores acerca de seis direitos e deveres;
– Fiscalizar as políticas públicas e privadas de trabalho e emprego;
– Defender os interesses dos associados em juízo e fora dele;
– Discutir com diversos setores da sociedade alternativas para a melhoria do trabalho e emprego na área da construção e do mobiliário. Exigindo,  quando necessário, a           responsabilidade do poder público.
– Qualificar e capacitar trabalhadores nas áreas técnicas de sua responsabilidade
– Desenvolver projetos nas áreas de qualificação e requalificação profissional
– Manter corpo docente técnico, instrutores, coordenadores para fins de qualificação e requalificação profissional
– Visar melhorias nas condições de vida e de Trabalho para os trabalhadores, coordenando, orientando, dirigindo e protegendo a base de estudos sobre suas necessidades, interesses profissionais e sociais
– Colaborar com as demais Associações de Classe visando à solidariedade social

Atua contra todo e qualquer ato que, de alguma forma, venha a agredir, intimidar ou restringir o trabalhador abrangido pelas normas estatutárias, como indivíduo ou coletividade, em suas relações com o meio social, em seu direito à liberdade, igualdade, educação, saúde, meio ambiente, patrimônio, emprego, entre outros, visando ainda a conscientização, educação do trabalhador.

Nestes 60 anos de existência a entidade alcançou importantes resultados em prol dos seus trabalhadores e da cidadania, quer seja através de campanhas públicas ou de ações jurídicas, bem como através de convenções ou acordos coletivos e intercâmbio de informações com outras entidades do Brasil.

Para preservar sua liberdade e independência o SINTICOM-TAP não aceita contribuições financeiras de empresas ou governo, mantendo-se com as contribuições de sua categoria e associados, ou programas oficiais que não comprometam sua forma de agir. Não tendo qualquer comprometimento com, convicções políticas, partidárias e religiosas.

Fazer parte do SINTICOM-TAP é ter Assistência Jurídica especializada em causas cíveis e trabalhistas.

Assessoria e orientação nas rescisões e homologações trabalhistas.

Convênios com áreas médicas, laboratoriais, comerciais e de serviços.

Acesso fácil e atendimento odontológico preventivo e corretivo.

Salão de cabeleireiro unisex, com profissional qualificado.

COMPOSIÇÃO DA ATUAL DIRETORIA

DIRETORIA EXECUTIVA

7 MEMBROS

SUPLENTES DA DIRETORIA:

7 MEMBROS

CONSELHO FISCAL:

3 MEMBROS

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:

3 MEMBROS

CONSELHO DE REPRESENTANTES JUNTO A FEDERAÇÃO:

2 MEMBROS

SUPLENTES DE REPRESENTANTES JUNTO A FEDERAÇÃO:

2 MEMBROS

O nascimento do SINTICOM-TAP – SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO DE UBERLÃNDIA TRIÃNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA se deu por força da constatação na prática de casos extremos de violação de direitos dos trabalhadores na construção civil, quando eram obrigados a realizarem grandes edificações colocando suas vidas em sério risco, dada a ausência de equipamentos de segurança e sua obrigatoriedade.

Atualmente o SINTICOM-TAP – SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO DE UBERLÂNDIA TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA representa legalmente a categoria profissional dos empregados em empresas de construção civil, em empresas de construção em geral e em empresas do mobiliário de Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba abrangendo: construção civil, montagens indústria, engenharia consultiva, olaria, indústria de cimento, cal, gesso, ladrilhos, hidráulicos, produtos de cimento, cerâmica, mármores, granitos, pinturas, decorações, ornatos, serrarias, carpintarias, tornearias, madeira, junco, vassoura, escovas, pincéis, cortinados, artefatos de cimento armado, elétricas, hidráulica, refratários, de acordo publicação DOU do dia 10/05/2013 pelo MTE.

Sua área territorial abrange as cidade de Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Canápolis, Carneirinho, Centralina, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Fronteira, Frutal, Grupiara, Iraí de Minas, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Perdizes, Pedrinópolis, Romaria, Santa Juliana, Tupaciguara, União de Minas, Uberlândia, e todos respectivos distritos, no Estado de Minas Gerais.

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – 59 anos

·         Sede: Rua México, 77, bairro Bom Jesus – Uberlândia – MG

·         Subsede: Av. Cel. Teodolino Pereira de Araújo, 1273 sala 204, centro – Araguari – MG

Subsede: Av. Campinas Verde, 1282 sala 201, centro – Iturama – MG

·         Hoje negocia com mais de 10 (dez) categorias econômicas – convenção coletiva

·         Mais de 08 (oito) acordos coletivos com empresas de nossa categoria

·         Dentro dos acordos assegura os direitos como: Seconci – Serviço Social da Indústria da Construção Civil – atendimento médico odontológico gratuito ao trabalhador

·         Gera mais de 09 (nove) empregos diretos

·         Conta com departamento odontológico ampliado para associados e contribuintes da nossa categoria;

·         Intercanbio com as entidades de nível nacional e estadual.

Hoje filiado. FETICOM-MG, CONTRICOM E FORÇA SINICAL

·         Assessoria jurídica composta de varios advogados em escritório fora da sede do Sindicato

·         Nas subsedes e assessoria jurídica para atendimento aos trabalhadores que lá procuram;

·         Três diretores licenciados para cuidar dos interesses dos trabalhadores, sempre orientando e fiscalizando;

·         Com isso temos 02 (dois) tipos de contribuição para sustentar e manter os serviços prestados à Categoria Representada; Convênios médicos e odontológicos