Sinticom-Tap contesta matéria sobre obras do novo Fórum

Alaor Barbosa Jr.

Ascom Sinticom-TAP

Uberlândia/MG (05/08/2014) – Matéria veiculada pela imprensa no dia de hoje, sobre as obras de edificação do novo fórum da comarca de Uberlândia, não relata a total veracidade dos fatos que levaram à paralisação das mesmas. A afirmativa é do presidente do Sinticom-Tap (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), Reinaldo Rosa de Souza, Reinaldão.

A matéria cita que as obras estão paralisadas face à empresa responsável ter abandonado o contrato em decorrência de ter entrado em concordata, menciona apenas que houve paralisações (foto: Arquivo Sinticom-Tap, de 07/02/2012) por parte dos trabalhadores, que não recebiam seus salários. Todavia não faz menção sobre o fato de que o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, dono da obra, não executou a fiscalização dos repasses de verbas destinadas a tal empreendimento.

A matéria também não faz qualquer menção de que há ações judiciais movidas em relação ao descumprimento de contratos, sobretudo trabalhistas. Ações essas movidas não só por trabalhadores, mas também patrocinadas pelo Sinticom-Tap, Ministério do Trabalho e pelo próprio Ministério Público.

Quanto à retomada das obras, conforme a matéria veiculada, o presidente do Sinticom-Tap enfatiza que “se houver o respeito e observância da legislação trabalhista e, sobretudo da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) do setor, não há porque motivo não aplaudirmos, haja vista que a comarca uberlandense de há muito carece de novas instalações para abrigar o Judiciário”.