Vice-presidente do Sinticom-TAP entra para a história dos sindicatos da categoria em MG

Elder Oliveira

Ascom FETICOM/MG

Marta Regina Farias de Oliveira, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinticom-TAP), entrou para a história dos sindicatos da categoria em Minas Gerais. Marta assumiu a presidência do Sinticom-TAP por quatro meses, e se tornou a primeira mulher do segmento a dirigir um sindicato mineiro.

A sindicalista substituiu Reinaldo Rosa de Souza, que se licenciou do cargo no final de maio de 2012. Como era a vice-presidente, Marta Regina assumiu no início de junho, desempenhando satisfatoriamente a função de presidente até o dia 8 de outubro, quando Reinaldo reassumiu.

Marta Regina (foto) entrou para o Sinticom-TAP em 2010, já como vice-presidente. Segundo a sindicalista, o período em que esteve à frente do Sindicato serviu ainda mais para seu aprendizado no movimento sindical. Além disso, ela destaca a satisfação em entrar para a história da categoria em Minas Gerais. “Sinto muito orgulho em ter sido a primeira mulher presidente de um sindicato dos trabalhadores das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado. Agradeço ao Reinaldo pela oportunidade e pelo aprendizado que ele sempre me proporcionou”, ressalta.

 

Luta pelo movimento sindical

 

A luta diária por melhorias para os trabalhadores é uma função que exige dedicação e força de vontade, principalmente para conscientizar o trabalhador a respeito da importância de um sindicato forte. De acordo com Marta Regina, algumas empresas fazem exatamente o contrário, transmitindo uma imagem negativa a respeito do movimento sindical. “É complicado porque alguns patrões fazem de tudo para tirar o funcionário do sindicato. Eles falam mal do movimento sindical e não deixam o trabalhador ter acesso às informações”, comenta Marta. “Aos poucos, o empregado vai se distanciando. Precisamos eliminar a concorrência patronal da cabeça dos funcionários e conscientizá-los sobre os benefícios que os sindicatos proporcionam à classe trabalhadora”, complementa a vice-presidente do Sinticom-TAP.

Segundo Marta Regina, o Sindicato está de portas abertas para que todos conheçam e entendam melhor as funções desempenhadas, tirando dúvidas e apresentando críticas e sugestões.